Sistemas de informações gerenciais
Nesta aula-tema vamos estudar Tecnologia da Informação (TI) e Sistemas de Informação (SI). Nossa discussão será baseada no capítulo XI do livro-texto Tecnologias e ferramentas de gestão[1](p. 183-197). Os objetivos da aula-tema são compreender o que é Sistema de Informações Gerenciais (SIG); compreender a importância dos SIG na tomada de decisões; conhecer os elementos estruturais dos sistemas de informação e as políticas de gestão da informação a partir das ferramentas desenvolvidas como instrumentos de gestão.
Sistemas de Informação (SI) são ferramentas de apoio ao gerenciamento de informações que dão suporte às tomadas de decisão organizacional. Um sistema é um grupo de elementos inter-relacionados que se articulam entre si rumo a uma meta comum. Antes de existirem os sistemas informatizados, os controles de informações eram realizados por anotações, planilhas preenchidas manualmente e gráficos realizados por desenhistas especialistas. Hoje, os sistemas de informação são informatizados e ajudam a acelerar a compilação e a organização de informações produzidas por pessoas, máquinas e equipamentos, que dão suporte à concretização dos objetivos e das metas da empresa.
Por ser estratégica para a empresa, a informação deve ser cuidadosamente selecionada antes de fazer parte de seu sistema de informação. Esse é um processo fundamental que requer escolhas em diferentes níveis. Depende de uma percepção clara, por parte dos executivos, sobre que tipo de informação é importante para a empresa.
Primeiramente, classificam-se as informações com base nas características e no uso das informações disponíveis. Após a classificação, organizam-se as informações de acordo com suas classes e os objetivos. Em seguida, estruturam-se as informações e o banco de dados de modo lógico, para oferecer maior rapidez no acesso às informações. Finalmente, as informações são formatadas de acordo com a necessidade dos