Sistema de informações gerenciais
ADMINISTRAÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Ana Lígia Comparini RA 301369
Cinara Rejane M. Martins RA 301391
Daniele Chiuffa Alves RA 301403
Márcia de Moura Faria RA 301522
Maria Mankleya da Silva RA 301537
Mariane Vilella Luchiari RA 301528
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Prof.º Msc. Mônica Satolani
Prof.ª Adriana Rodrigues Conrado
Promissão
2013
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são de grande importância para as empresas, pois permitem que sejam realizadas as integrações entre as diversas funções empresariais. Como exemplo, as funções compras, marketing, finanças, recursos humanos e produção passam a trocar informação, visando a alcançar maior competitividade. Nesse sentido, deverá ocorrer a otimização dos recursos, o cumprimento dos prazos, a redução dos custos associados, etc.
CONCEITO DE SISTEMA
Todo sistema pode ser dividido em subsistemas menores, que recebem entradas específicas e produz saídas específicas, como também ser um subsistema de um sistema maior. Pode ser um sistema fechado, como as máquinas, ou aberto, como os organismos vivos, sistemas sociais, a organização, a sociedade, etc.
Sistemas abertos vivem em constante interação com o ambiente, com entradas introduzidas no sistema (inputs), que são processadas, gerando uma saída (outputs), que pode realimentar (feedback).
• ENTRADAS: São todos os elementos que o sistema deve receber para serem processados e convertidos em saídas ou produtos.
• SAÍDAS: São os resultados produzidos pelo sistema, em geral diretamente relacionados aos objetivos ou razões dos sistemas; quando não acontece, então o sistema não está cumprindo o seu fim.
• COMPONENTES e PROCESSOS INTERNOS: São as partes internas do sistema, utilizadas para converter as entradas em saídas. Os processos são as ações realizadas pelos componentes do sistema na transformação das entradas e saídas.
• FEEDBACK: É