Sistemas de informações gerenciais
CONCEITO
A tarefa de conceituação sempre se configura em exercício complexo vez que nela se busca abarcar todas as características de uma prática ou um fenômeno em um dado momento. Em se tratando da área de tecnologia da informação as partes se interligam formando um todo sistemático o também traz desafio no fechamento de tal conceito.
Neste sentido, convém observar que o Sistema de Informação Gerencial (SIG) é parte indispensável da administração empresarial e possui características que o delimitam. Neste trabalho o SIG será entendido como tecnologia (sistemas ou processos) responsável por fornecer informações variadas sobre o funcionamento da empresa apoiando a atividade do gerente ao fornecer conteúdo que irá direcionar sua atividade. Assim, ciente dos dados ali compilados a tomada de decisão administrativa se dará de modo eficaz com resultados mais positivos na delimitação de metas e procedimentos e nas relações interpessoais.
O que é?
Sistema de informações gerenciais é uma combinação de pessoas, equipamentos, procedimentos, documentos e comunicações que coleta, valida, executa operações, transforma, armazena, recupera e apresenta informações.
Para que serve?
Os sistemas informativos através da geração de informações para fins de decisão contribuem para a eficácia do executivo no exercício das funções de planejamento, organização, direção e controle na gestão das empresas.
Contexto:
Reclamações comuns dos executivos: (Conteúdo p/ final do trabalho?)
Há muita informação de mercado do tipo inadequada e poucas informações adequadas;
As informações ficam tão dispersas dentro da empresa que exigem grande esforço para localizá-la e integrá-las;
As informações importantes às vezes são retidas com exclusividade por outros executivos;
As informações importantes geralmente chegam tarde; e
As informações muitas vezes não são confiáveis.
Definições:
Sistema é um conjunto de partes interagentes e