html
1 - INTRODUÇÃO
Sistemas operacionais são softwares desenvolvidos com a finalidade de facilitar a vida de usuários tanto de microcomputadores quanto de mainframes (computadores de grande porte). São eles que permitem um relacionamento "agradável" entre o usuário e o hardware do computador e servem de suporte para programas. Desta maneira, por exemplo, se é necessário desenvolver um programa que armazene informações em disco não é necessário se preocupar em desenvolver o código responsável pela alocação e gravação física deste arquivo no disco rígido já que o sistema operacional já contêm instruções de como fazer isto. Da mesma maneira se o programa utiliza de um arquivo já existente em disco é o sistema operacional que irá procurar sua localização exata no disco rígido para que ele possa ser aberto e lido.
Os sistemas operacionais, visuais ou não, possuem uma série de funções a disposição do usuário que facilitam sua vida. Funções para formatar discos, instruções de entrada e saída (E/S) para comunicação do processador com os drives, teclado, vídeo, e impressora entre outros, para criar diretórios e subdiretórios, administrar a alocação de memória para programas e arquivos, administrar redes, isto apenas para citar alguns.
Existem atualmente vários sistemas operacionais disponíveis no mercado. A escolha do SO a ser utizado vai depender muito do tipo de equipamento de que se dispõe, do tipo de aplicações a que ele se destina e da quantidade de software disponível para aquele determinado SO.
Existem sistemas operacionais monousuários (MS-DOS, Windows 95, LINUX,...) e multiusuários (Novel NetWare, Windows NT, UNIX,...). A partir de agora vamos procurar entender como eles funcionam.
1.1 - Breve Histórico
A evolução dos SO está intimamente relacionada ao desenvolvimento de equipamentos cada vez mais poderosos e velozes e à necessidade de se melhor controlar e aproveitar destes recursos.
Os primeiros computadores digitais, na