Html
Bacharelado em Ciência da Computação
Tecnologia Internet
HTML
1 INTRODUÇÃO
HTML é a abreviatura para Hipertext Markup Language, ou, Linguagem de Marcação de
Hipertexto. Apesar de levar a palavra linguagem no nome, HTML trata-se de um padrão de codificação para Web Sites, baseado em marcações, padronizadas pela W3C. Estas marcações possibilitam inserir e distribuir elementos que compõem o conteúdo de uma página Web.
Para criar uma página ou documento HTML não são necessários recursos sofisticados. Basta um editor de textos simples como o Bloco de Notas do Windows, por exemplo. Existem, no mercado, softwares para edição de HTML mais sofisticados, porém, estes são empregados por desenvolvedores mais avançados que não trabalham exclusivamente com HTML, mas também com outras tecnologias para a Web.
Um documento HTML é composto por marcações chamadas tags. Cada marcação é padronizada e representa um elemento na página. A grande maioria das tags são representadas com marcadores de início e fim. Uma tag tem a seguinte estrutura: - tag de início - tag de fim
A tag que identifica o início de um documento HTML é (sem distinção de letras maiúsculas e minúsculas). Assim, todo documento HTML deve ter em sua primeira esta marcação. Consequentemente, o final do documento HTML deve ter a marcação .
Tudo que vem entre o início e o fim da tag HTML faz parte de um documento que será interpretado pelo browser cliente.
Exemplo:
Conteúdo da página
1
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO
Bacharelado em Ciência da Computação
Tecnologia Internet
Prof. Celso de Ávila Ramos
2 TAGS
Vamos aprofundar um pouco mais nas principais tags HTML e verificar seu funcionamento.
Existe uma categoria de tags chamada tags de cabeçalho. Seu conteúdo não é mostrado no interior do browser, mas é muito importante para definir alguns aspectos da página que são usados pelos navegadores e pelos mecanismos de busca, por exemplo.