Implantação dos 5s
Cepel implanta Programa 5S em laboratórios (19/04)
A Atividade de Qualidade (QUAL) e o Departamento de Laboratórios (DPL) do Cepel implementaram, dia 18 de abril, o Programa 5S em três laboratórios da Unidade Adrianópolis: Acionamento e Segurança em Equipamentos Eletro-eletrônicos, Ensaios Corona e Referência em Medição de Alta Tensão. Nos dias 27 e 28, o Programa será implantado, também, nos Laboratórios de Corrosão e de Propriedades Mecânicas, na sede da Ilha do Fundão.
O Programa 5S tem por objetivo organizar e padronizar o local de trabalho, promovendo a segurança e o fluxo racional das atividades desenvolvidas, melhorando assim, as condições do ambiente de trabalho.
“A implantação do programa dá prosseguimento às ações para atendimento ao Plano de Metas da Diretoria de Gestão e Infra-Estrutura”, explica Lucia Lima dos Santos, responsável pela QUAL. Segundo ela, o trabalho visando a implantação desse sistema teve início em meados de 2004, quando foi instituído um comitê para estruturar o programa na Unidade Adrianópolis.
De acordo com o chefe do Departamento de Laboratórios, Edegard Gomes Júnior, a proposta é tornar atividades como essa uma rotina no DPL. “A implantação do sistema nesses laboratórios cumpre uma meta. Nossa intenção é levá-lo, também, a outros laboratórios, às oficinas mecânicas e secretarias do Departamento”, afirma.
A programação para implementar o sistema em Adrianópolis teve início com a exibição de vídeos de treinamento, no auditório, dia 18. Em seguida, foi realizada uma palestra de orientação e distribuída uma planilha com as ações previstas para cada pessoa envolvida no processo.
No período de 19 a 20 de abril aconteceu o chamado “Dia D”, quando foram colocados em prática os cinco sensos (conceitos) do programa: separação, ordenação, limpeza, padronização e disciplina. Foram identificados todos os itens a descartar e, em seguida, todos aqueles considerados essenciais para a área de trabalho foram