Sistemas de entradas e saidas i/o
TRABALHO
DE
ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES
BELÉM 2012
WILSON MÁRIO DA LUZ COSTA
RESUMO DO CAPITULO 07 (SISTEMAS DE ENTRADAS E SAIDAS)
DO LIVRO DE OAC – WILLIAN STALLING
Trabalho apresentado á avaliação da matéria de Organização e Arquitetura de Computadores do curso de Engenharia de Controle e Automação 2ºAno / Turma P2NAB. Como requisito parcial para obtenção de pontuação Complementar a 4ª avaliação.
Professor: Kleiber Tenório de Sousa.
BELÉM
NOVEMBRO 2012
INTRODUÇÃO. O resumo mostrara de forma abreviada e pratica os dispositivos que compõem o estudo do capitulo referente à (Entrada e Saída) que relaciona os subitens, descritos no decorrer do resumo, em que retrata os tópicos descritos abaixo.
01- Dispositivos externos. 02- Módulos de E/S. 03- E/S programada. 04- E/S dirigida por interrupção. 05- Acesso direto á memória (DMA). 06- Canais e processadores de E/S. 07- A interface externa: SCSI e FireWire.
Com estes dispositivos teremos o estudo abreviado referente ao capitulo descrito, e um material de fácil entendimento e aprendizado. Palavra chave: Entrada e Saída. E/S.
DESENVOLVIMENTO. A arquitetura de E/S de um computador constitui sua interface com o mundo exterior. Ela e projetada para permitir um controle sistemático da interação com o mundo exterior e fornecer ao sistema operacional as informações de que ele necessita para gerenciar a atividade de E/S de maneira efetiva.
Existem três técnicas principais de E/S.
• E/S programada. - A E/S é efetuada sob controle direto e continuo do programa que requisitou a operação de E/S.
• E/S dirigida por interrupção. - O programa envia um comando de E/S e então continua a execução de instruções ate que ocorra uma interrupção gerada pelo hardware de E/S, que sinaliza o