Residuos solidos
O gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde constitui-se no conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas, técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos. Como resultado do gerenciamento obtém-se o encaminhamento seguro dos resíduos e sua eficácia visa à proteção dos trabalhadores, à preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.
O Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos de Saúde tem por objetivo principal contribuir para a melhor segregação dos resíduos promovendo a redução do seu volume e diminuir a incidência de acidentes ocupacionais através de uma Educação Continuada, visa estimular a reciclagem dos resíduos comuns para reduzir os custos com o manejo dos mesmos no cumprimento a legislação vigente. Objetiva também aumentar a vida útil dos aterros sanitários e valas sépticas otimizando a sua utilização, contribuindo para a proteção da saúde e do meio ambiente.
Nesse sentido, o uso do PGRSS fortalece a normatização e implementação das fases de classificação, segregação, manuseio, acondicionamento, coleta e armazenamento dos resíduos sólidos. Também especifica os recipientes a serem utilizados por tipo e cor dos sacos plásticos para os diversos grupos dos resíduos.
Tendo sua importância justificada pela perspectiva de reduzir a quantidade e a periculosidade dos resíduos perigosos, substituindo-os, sempre que possível por materiais de menos periculosidade; pela padronização na forma de encaminhar de maneira segura e eficiente os resíduos gerados e, finalmente, porque através dele se dará a capacitação e treinamento das pessoas, assegurando a fidelidade para seguir as normas da CIPA, CCIH e Biossegurança.
2. APRESENTAÇÃO
Saúde consiste no “completo bem-estar físico, mental e social e não somente na ausência de infecções e enfermidades.” Com isso, colocamos em prática o PGRSS para um manuseio seguro e responsável dos