Sistemas de Comunicação
Celular, para uns a melhor invenção depois da roda e para outros o maior causador de dores de cabeça depois de uma filha adolescente, e somado ao celular é infarto na certa.
Afinal, ele veio no intuito de facilitar a vida das pessoas, a princípio permitindo falar de onde quiser (desde que tenha sinal) e com o passar do tempo e com a evolução da tecnologia você consegue enviar mensagens de texto para outro celular e pouco depois conseguimos conectar a internet através dele, abrir a caixa de emails diretamente na tela do celular, contas bancárias e não para por aí, hoje é possível não só falar pelo telefone mas também fazer uma videoconferência. E existem vários sistemas que permitem isso acontecer um deles é o sistema GSM.
GSM
Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM: originalmente, Groupe Spécial Mobile) é uma tecnologia móvel e o padrão mais popular para celulares do mundo. Telefones GSM são usados por mais de um bilhão de pessoas em mais de 200 países. A onipresença do sistema GSM faz com que o roaming internacional seja muito comum através de "acordos de roaming" entre operadoras de celular. O GSM diferencia-se muito de seus predecessores sendo que o sinal e os canais de voz são digitais, o que significa que o GSM é visto como um sistema de celular de segunda geração (2G). Este fato também significa que a comunicação de dados foi acoplada ao sistema logo no início. GSM é um padrão aberto desenvolvido pela 3GPP.
O GSM possui uma série de características que o distinguem dentro do universo das comunicações móveis. Nascido nos anos 80 e fruto de uma cooperação sem precedentes dentro da Europa (consulte aqui a história do GSM), o sistema partilha elementos comuns com outras tecnologias utilizadas em telemóveis, como a transmissão ser feita de forma digital e a utilizar células (como funciona um telemóvel). Este artigo irá apresentar as características fundamentais do sistema, assim como as suas