emissão de gases de aeroporto
RESUMO
A aviação civil atualmente começa a preocupar-se mais com o meio ambiente, tentando diminuir o impacto causado para manter seu funcionamento, isso acontece de varias formas, reduzindo a poluição sonora, os gases emitidos ao meio ambiente e também com cuidados quanto ao solo.
INTRODUÇÃO
Esse artigo pretende demonstrar o impacto ecológico causado por um aeródromo, em seu terreno e também nos entornos do mesmo, tendo como foco a perturbação causada pelos gases emitidos, tanto que estão ligados diretamente, quanto os ligados indiretamente à construção de um aeródromo no local.
Atualmente compete ao CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) regulamentar e fiscalizar a emissão de poluentes atmosféricos, a regulamentação atualmente respeita a resolução 382.
CAPÍTOLO 1
IMPACTO DA AVIAÇÃO CIVIL NO MEIO AMBIENTE
Apesar de todo impacto ambiental, consequente da construção de um aeródromo em um sitio aeroportuário, devemos levar em consideração a importância da aviação civil no desenvolvimento político e econômico de um país. Atualmente 50% das pessoas que utilizam transporte aéreo, no Brasil, o fazem para negócios, conforme constatado em uma pesquisa realizada em 2010 pela McKinsey&Company. Isso monstra a importância da aviação civil na economia.
De acordo com o relatório anual da ANAC de 2012, ao todo, 101.354.228 usuários do transporte aéreo embarcaram em voos domésticos e internacionais. O número foi 9,48% maior do que o registrado em 2011. Isso demonstra não só a importância da aviação no Brasil, mas também que a mesma vem crescendo, sendo assim os impactos por ela causados serão maiores, tendo-se assim mais um motivo para nos preocuparmos com o dano sofrido pelo meio ambiente.
Além da relevância econômica da aviação criada pelos voos, que ligam destinos de grande distancia em pouco tempo, há também o desenvolvimento gerado pelo aeroporto em