Gestão Ambiental em Aeroportos
Luiz Carlos Flores Rosenthal*
RESUMO
A aviação civil toma consciência de sua responsabilidade para a redução dos impactos ambientais provenientes de atividades, seja pela poluição sonora, impacto no uso do solo ou na emissão de gases de efeito estufa. Os organismos nacionais e internacionais planejam e orientam a aplicação de medidas que somente terão efeito real nas práticas ambientais sustentáveis, onde experiências nacionais e internacionais chamam a atenção para a necessidade da aplicação de um planejamento integrado de ações.
Palavras-chave: aviação civil; desenvolvimento sustentável em aeroportos; gestão ambiental.
ABSTRACT
Civil aviation take consciousness of its responsibility for the reduction of environmental impacts from activities, either by noise pollution, land use impact or in the emission of greenhouse gases. National and international agencies to plan and guide the implementation of measures that only take effect in real sustainable environmental practices, where national and international experiences draw attention to the need of the application of an integrated planning of actions.
Keywords: civil aviation; sustainable development at airports; environmental management.
1INTRODUÇÃO
A busca por práticas sustentáveis que contribuam para uma economia menos agressivas ao meio ambiente chama a aviação civil para dentro desta discussão. O incentivo de mudanças tecnológicas e de procedimentos para que haja minimização dos impactos, especialmente orientados para a adoção de uma série de instrumentos que visam um programa efetivo de gestão ambiental. O artigo predispõe-se a relatar as práticas que devem ser aplicadas pela legislação vigente considerando a importância de um planejamento que integre as ações, a fim de que as práticas não se constituam de ações soltas e sem uma eficácia real, para que possam dar respostas efetivas . A sociedade, em nível global, mobiliza-se na busca de alternativas