Sistemas críticos
A Relevância dos Sistemas Críticos
RESUMO
Em um sistema crítico, a falha pode causar graves conseqüências humanas ou econômicas. As quatro dimensões de confiança apresentadas do sistema são: disponibilidade, confiabilidade, segurança e proteção. Para obter a confiança, devemos evitar erros durante o desenvolvimento de um sistema, detectar e corrigir os mesmos quando o sistema estiver em uso e limitar os danos causados por falhas operacionais.
INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da informática ate os dias de hoje observamos que cada vez mais os sistemas causam conseqüências graves ao mundo. As quatro dimensões de confiança do sistema são: Disponibilidade, confiabilidade, segurança e proteção. Apresentamos quatro tipos de Sistemas Críticos: Sistemas críticos de segurança; Sistemas críticos de missão; Sistemas críticos de negócios. Nos Sistemas Críticos de Segurança uma falha pode causar prejuízo, perda de vida ou danos sérios ao ambiente. Um exemplo de um sistema crítico de segurança é um sistema de controle de uma fábrica de produtos químicos.
Nos Sistemas Críticos de Missão uma falha pode resultar em problema em alguma atividade dirigida a metas. Um exemplo de um sistema crítico de missão é um sistema de navegação de uma nave espacial.
Nos Sistemas Críticos de Negócios uma falha pode resultar em custos muito altos para o negócio que usa esse sistema. Um exemplo de um sistema crítico de negócios é o sistema de contabilidade de clientes em um banco, ou de um caixa eletrônico de um banco.
Sistemas não confiáveis, inseguros ou desprotegidos são freqüentemente rejeitados por seus usuários. Em um Sistema critico leva-se em conta todos os aspectos do hardware, software, sistemas operacionais, caso isso não aconteça pode ocorrer grandes perdas de informações no futuro.
CONCLUSÃO
Aprendemos a conviver com o problema da falha de sistema de computador. Sem uma razão óbvia, os sistemas de computador às vezes ‘caem ’ e falham em fornecer os serviços