Sistemas Criticos
Especificar um sistema crítico não é tarefa fácil, conceitos de sistemas críticos bem como a confiança e a sua especificação.
As falhas nos softwares são cada vez mais constantes. Na maioria das vezes, os sistemas críticos causam transtornos ocasionando perdas econômicas, danos físicos ou ameaças aos seres humanos.
Os sistemas críticos são sistemas sociotécnicos ou técnicos, dos quais as pessoas dependem. Define-se sistema crítico, como um software em que suas características causam riscos inerentes a danos físicos, pessoal e financeiro. Atualmente, são três os tipos de sistemas críticos, tais como:
1. Sistema crítico de segurança: sua falha pode proceder em prejuízos, danos ambientais e perda da vida humana. Um exemplo de sistema crítico de segurança é um software de controle de uma fábrica de fogos de artifício;
2. Sistema crítico de missão: sua falha pode ocasionar problema em alguma atividade conduzida a metas. Um exemplo de sistema crítico de missão é um software de navegação para uma aeronave;
3. Sistema crítico de negócio: sua falha pode resultar em custos elevados para a empresa que trabalha com o software. Um exemplo de sistema crítico de negócio é um software contábil de clientes bancários.
Um sistema considerado crítico, precisa ser de total confiança. Há diversas razões para que a confiança seja de fundamental importância, tais como:
Sistemas não confiáveis ou desprotegidos: se as pessoas não confiam nele, com certeza não vão querer utilizá-los;
Custos de falhas nos sistemas são elevados: os custos de falhas nos software são altíssimos;
Sistemas que levam a desconfiança ocasionam perdas de informações: as perdas de informações são ocorridas nesses softwares e podem ocasionar prejuízos enormes. Devido o alto custo nas falhas dos sistemas críticos, eles são, na maioria das vezes,