Sistemas embarcados críticos
Foram apresentadas: Idéias, conceitos e teses que apontavam os benefícios e melhoria em tarefas e funções com a utilização de sistemas automatizados para os mais diversos trabalhos, desde tarefas corriqueiras, rotineiras, até tarefas mais complexas que não poderiam ser realizadas sem a ajuda de maquinário auxiliador.
Robôs esses que operam por comandos e orientações humanas, como também podem ser objetos completamente automatizados, e para isso, necessita-se do que é denominado de Sistema Embarcado Crítico.
Um Sistema Embarcado Crítico, segundo o que foi apresentado, é um sistema de computação, desenvolvido com alguma linguagem de programação adequada, voltado para a manipulação e controle do maquinário em que ele está introduzido (por essa causa o termo "Sistema Embarcado"), e como todo sistema que está sendo comandado à distância, sem um individuo sendo usado como fator de contenção de emergências, ele é considerado "Crítico". Vale lembrar que para um sistema ser considerado "Crítico" não é apenas o fator segurança que oferece esse status, mas sim qualquer sistema que não possa ser suscetível a falhas, pois poderá causar grandes prejuízos, ou danos à segurança, moral ou bem-estar.
Podem ser considerados Sistemas Embarcados: Sistema de navegação e tráfego de transporte ferroviário (Metrô), Sistema utilizado para controle de aeromodelos não tripulados, Sistemas que realizam diversas funções em um satélite lançado ao espaço, Sistema que movimenta carros de passeio sem nenhuma interferência humana, entre outros.
O conceito de sistemas embarcados há muito vem sendo explorado e conquistado grande espaço em rodas de discussões, tanto científicas, como em troca de opiniões. A tecnologia