Factores criticos de um sistema de avaliação
Os sistemas de informação são uma ferramenta fundamental, pois auxiliam os administradores, a contabilidade e o controlo, auxiliando estes a tomarem as decisões mais acertadas e adequadas, estas quando bem utilizadas representam uma grande vantagem competitiva nas empresas, muitas das empresas acabam por se tornar mais produtivas, eficientes e lucrativas, com o uso estratégico destes recursos, economizando muito dinheiro. Para uma empresa ou organização ser competitiva necessita de sistemas de informações que sejam rápidos e eficientes, em todos os níveis de gestão, só assim conseguirá tirar a maior rentabilidade possível.
Ao implementar um sistema de informação há vários factores a ter em conta:
-Acessibilidade de informação, é o acesso à informação que se pode obter a partir de qualquer lugar.
-Flexibilidade de informação, como vivemos num ambiente de constante mudança, pois surgem sempre ciclos de novos produtos, é a capacidade que os sistemas de informação têm para se adaptar às novas realidades, permitindo constantemente actualização dos mais variados dados.
-Integração de tarefas através da informação, é quando as variadas informações da empresa estão todas interligadas, desde a contabilidade, recursos humanos, gestão de vendas, clientes, fornecedores, etc., podendo obter-se a mais variada informação em tempo real.
-Tempo de resposta às solicitações realizadas, a resposta é imediata, ou seja, em tempo real, sendo muito vantajoso para tomadas de decisão.
-Confiabilidade na informação recebida, é um atributo do sistema, que dá confiança a quem o vai executar, ou seja, deve ser um sistema seguro a guardar informação, de modo a ser actualizado a qualquer momento, porque se este sistema não for de confiança, poderá trazer enormes prejuízos a empresa ou organização que o utilizar.
-Facilidade de uso do sistema e nível de utilidade do sistema, é a facilidade ou não dos utilizadores que usam o