Sistema viário
O sistema viário é composto por todas as vias que nos permitem acesso outros lugares nas nossas cidades: as vias de circulação de veículos, de circulação de pedestres, de transportes, e as de rotas especiais, como transporte de carga por exemplo. A rede de captação de águas das chuvas também faz parte do sistema viário, já que a primeira parte de coleta dessas águas ocorre às margens das vias, até chegarem às bocas de lobo.
As vias se diferenciam uma das outras por questões de segurança no trânsito, algumas vias, por exemplo, permitem maior velocidade que outras, há vias em que são utilizadas como acesso á residência em que não possui uma grande movimentação de veículos e outras que diferentemente a movimentação é alta, e por isso é que se resolveu classificar cada uma destas vias para que tivessem um maior controle, tanto os condutores como os fiscalizadores e órgãos responsáveis pelo transito.
As vias sao diferenciadas por uma questão de segurança de transito, como exemplo disso
No Núcleo Bandeirante, as três vias principais são as 2ª, Central e 3ª avenidas. Elas concentram o fluxo das vias residenciais que não possuem acesso a EPNB. Nelas se encontram as atividades comerciais da cidade e os principais órgãos de serviços públicos, como postos policiais, corpo de bombeiros, posto de saúde, escolas e os principais pontos de ônibus. As vias coletoras, perpendiculares às vias principais, conectam essas três vias e possibilitam o acesso da população da cidade até a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB).
O principal uso do solo nas três vias principais é configurado de forma mista, área térrea com uso comercial, e pavimentos superiores com moradias multifamiliares. Esses edifícios não possuem garagem interna, nem subsolo. Dessa forma, a área utilizada como estacionamento está às margens das vias e, em algumas áreas, nos canteiros centrais.
Dessa forma, grande parte da área urbana pública está destinada ao uso do automóvel,