Sistema Viário em Manaus
MANAUS – AM
2013
Alunos:
Bruno Coutinho
Eric Patrício Pontes
Fred Albuquerque
Natanael Viana
Rodrigo Lima
Solução para desobstrução do sistema viário em Manaus
MANAUS – AM
2013
Resumo
Nos últimos anos o sistema viário e o urbanismo de Manaus passou por uma grande transformação, investimentos pesados foram e estão sendo feitos para dar fluidez ao trânsito de quase 500 mil veículos da capital amazonense. Alguns destes investimentos foram: Complexo Viário Gilberto Mestrinho – Coroado, Rotatória - Conjunto Kíssia - Dom Pedro, Av. Darcy Vargas - Parque Dez de Novembro, Av. Autaz Mirim - São José, e muitos outros. Mas porem não foi suficiente para suprir as necessidades do transito em Manaus, pois a cada ano a quantidade de veículos aumenta em nossa cidade.
SUMÁRIO
1. Introdução 5
2. Objetivos 6
3. Resultados Esperados 6
4. Referências 6
1. INTRODUÇÃO
O Sistema Nacional de Trânsito e o Código de Trânsito Brasileiro , considera-se, por definição legal, trânsito “a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga”. O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotarem as medidas destinadas a assegurar esse direito.
Um primeiro aspecto essencial na atuação da Engenharia de Tráfego vem do reconhecimento de um conjunto razoavelmente complexo de solicitações normalmente exigidas de uma operação viária eficiente, no sentido mais amplo (isto é, incluindo fluidez,