Sistema toyota
Aluno: Leonardo Cascardo de Paula. Matrícula : 1180505. Curso : Administração. Polo: Araçuaí (MG). Série : 3. Turma : F. Disciplina : Teoria Geral da Administração II.
Tendo o seu início após a 2ª guerra mundial, O Sistema Toyota de Produção, originou-se no Japão surgiu no Japão, em uma fábrica de automóveis.
Com a produtividade muito baixa, as indústrias japonesas não havia como proceder, criar ou desenvolver um modelo de produção exemplar.
Então o fundador da Toyota e mestre de invenções, Sakichi Toyoda, seu filho Kiichiro Toyoda, primo de Eiji Toyoda determina e cria um próprio sistema de produção exemplar, chamado STP (Sistema Toyota de Produção) junto ao engenheiro chefe da Toyota Motors Company, o chinês Taiichi Ohno. O Objetivo principal de do sistema era aumentar a eficiência da produção e eliminar os desperdícios.
Podemos observar que um padrão de produção, o sistema de produção em massa desenvolvido por Frederick Taylor e Henry Ford que iniciou-se no início do século XX, procurava reduzir os custos unitários dos produtos através da produção em larga escala, especialização e divisão do trabalho, no entanto, esse sistema deveria operar com estoques e lotes de produção elevados. No início não havia grande preocupação com a qualidade do produto.
A outro passo, no Sistema Toyota de Produção, os lotes de produção são pequenos, permitindo uma maior variedade de produtos. Exemplo: em vez de produzir um lote de 50 sedans brancos, produz-se 10 lotes com 5