SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
Sistema Toyota de Produção (STP), ou Produção Enxuta, surgiu no Japão no início da década de 50 como uma proposta de melhoria do ciclo de produção de automóveis . As principais características do STP são: a eliminação do desperdício, a partir da redução de custos; a produção contrapedido, a partir de projeções de vendas reais e não especulativas (Shingo, 1996).
Os conceitos do STP estão vinculados principalmente à área industrial e, por consequência, tratam de produtos tangíveis.
Lembrando que o objetivo da Toyota sempre foi o lucro. A busca do aumento do lucro pode se deu pelo aumento do faturamento ou pela redução de custos. A Toyota adotou uma estratégia agressiva de marketing, lançando novos produtos conforme necessidades detectadas em pesquisas de mercado. Na fase de planejamento e projeto de novos produtos, procurou-se adequar o custo à margem de lucro desejado, já que os preços geralmente são impostos pelo próprio mercado concorrencial. Em termos de produção, o foco recaiu na redução de custos. Para isso, no STP, busca-se ferrenhamente a eliminação das perdas. A identificação das perdas exige um estudo detalhado da estrutura de produção. No STP, dois conceitos básicos são o “Mecanismo da Função Produção” e a lógica das “Perdas”.
Portanto o Sistema Toyota de Produção aderiu a cinco princípios básicos que possibilitam o entendimento do processos produtivos nas organizações,
Valor;
Cadeia de valor;
Fluxo;
Produção puxada;
Perfeição.
Assim sendo O STP ou Toyotismo É uma filosofia de gerenciamento que procura otimizar a organização de forma aatender as necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e ao mais baixo custo, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança e o moral de seus colaboradores, envolvendo e integrando não só manufatura, mas todas as partes da organização.O Toyotismo é um modo de organização da produção capitalista originário do Japão, resultante da conjuntura desfavorável do