Sistema Tegumentar
Franciely de Mello Silva
SISTEMA TEGUMENTAR
ANATOMIA
Enfermagem
1º período
2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho descreve uma combinação de tecidos num órgão simples: a pele. Embora a pele não seja frequentemente considerada como um órgão, ela é, na verdade, um dos maiores órgãos do corpo humano, correspondendo a, aproximadamente, 16% do nosso peso corporal. A pele e suas estruturas acessórias – pelos, unhas e glândulas – formam o sistema tegumentar (tegumentum, do latim, é tudo o que serve para cobrir, proteção).
SISTEMA TEGUMENTAR
O sistema tegumentar recobre o corpo, protegendo-o contra o atrito, a perda de água, a invasão de micro-organismos e a radiação ultravioleta. Converte moléculas precursoras em vitamina D e tem um papel na percepção do tato, na termorregulação, na excreção de substâncias e na secreção de lipídios protetores e de leite. É constituído pela pele (tegumento) e os seus anexos: pelos, unhas e glândulas. Em um exame clínico, a pele se torna um excelente indicador da saúde de vários outros órgãos, pois sua cor pode indicar a existência de várias condições patológicas, por exemplo, uma pele cianótica (cinza-azulada) pode indicar problemas de natureza respiratória e cardiovascular. Além disso, é também um órgão de recepção de estímulos do meio ambiente. Por meio de grande número de receptores sensoriais nela existentes, somos capazes de detectar estímulos de diferentes naturezas, tais como estímulos térmicos, dolorosos, táteis e muitos outros.
COMPOSIÇÃO E FUNÇÕES
A pele é composta de duas camadas principais: a epiderme, que é a camada superficial de células epiteliais intimamente unidas, e a derme, camada mais profunda de tecido conjuntivo denso irregular. Esta última está conectada com a fáscia dos músculos subjacentes (o que permite ais músculos contrair-se sem repuxar a pele), por uma camada de tecido conjuntivo frouxo chamado hipoderme, onde,