Sistema Tegumentar
Sistema tegumentar é o sistema de proteção dos corpos dos seres vivos que engloba a pele, pêlos e unhas. Sendo que este constitui a cobertura externa do corpo, podendo estar dividido em três camadas distintas: A epiderme, a Derme e a Hipoderme. De acordo com sua localização, este sistema tem diversas funções como: proteção contra lesões físicas, químicas e biológicas, também é receptor de sensações (dor, pressão, tato, temperatura), é protetor de radiações ultravioleta tendo entre outras funções.
1. SISTEMA TEGUMENTAR
O sistema tegumentar é dividido em três camadas que são elas a Epiderme, derme e a Hipoderme, localizados na parte superior do corpo, que constitui o manto contínuo que envolve todo o organismo, protegendo-o e adaptando-o ao meio ambiente.
A epiderme da pele humana apresenta-se pluriestratificada, ou seja, com várias camadas de células, sua função básica é a proteção contra abalos mecânicos e evitar a perda de água do organismo. A derme é um tecido conjuntivo que contém fibras protéicas, vasos sangüíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas, localizando-se sob a epiderme. A hipoderme localiza-se sob a pele, é formado de tecido conjuntivo frouxo, rico em fibras e gordura (células adiposas). Esta gordura funciona como isolante térmico e reserva de energia.
2. FUNÇÃO DO SISTEMA TEGUMENTAR
As principais funções do Sistema tegumentar são: controlar a temperatura corporal, permitir a difusão de gases (respiração cutânea), a proteção contra abalos mecânicos, identificação sexual e participar da nutrição (glândulas mamárias).
A manutenção da temperatura corporal é um dos papeis desempenhados pelos vasos sangüíneos que é desenvolvido pela derme. As peles desprovidas de pêlos, e também as que estão cobertas por eles, encontram-se cinco tipos de receptores comuns:
Corpúsculos de Paccini: formados por uma fibra nervosa