SISTEMA SINTÁCTICO
A Sintaxe é a parte da gramática de uma língua que estuda a disposição ou ordem das palavras na frase e a disposição ou ordem das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si.
SISTEMA SINTÁCTICO
Segundo Valentini, /VAL95/, o estudo da descrição quanto à relação dos elementos estruturais e das regras que regem a combinação de sentenças ainda não é completo na Libras. Porém, apresenta regras próprias e básicas. O que se pode afirmar é que as línguas de sinais apresentam pouco uso, ou nenhum, de artigos, preposições e conjunções. Também, por vezes, ocorre omissão dos verbos de ligação como ser, estar, ficar, ter, haver e demais verbos que estejam cumprindo com a função de verbo auxiliar ou de ligação. Entretanto, Brito, citado em /VAL95/, afirma que a organização sintática básica dos sinais, dentro de uma oração em LIBRAS, segue a mesma ordem das línguas orais: Sujeito - Verbo - Objeto que são princípios universais de ordem das palavras. Outros autores já têm defendido a ordem Objeto – Sujeito – Verbo, argumentando ser esta a ordem mais natural da Língua de Sinais “nativa” e que devemos respeitar sua construção cultural natural.
Existem também outras correntes que têm militado em defesa da ordem canônica das línguas orais, Sujeito – Verbo – Objeto, e ignorando a origem cultural, educacional dos alunos surdos, têm imposto no ensino fundamental o uso da Libras nesta plataforma sintática, construindo assim, uma nova geração de surdos que naturalmente farão uso deste sistema sintático, em detrimento do sistema sintático nativo, natural.
A despeito destas grandes controvérsias e de estarmos longe de um consenso em relação à correta sintaxe da Língua de Sinais, o que se tem verificado na prática é que dentro da cultura surda, dependendo da classificação da identidade surda, nível escolar, social e cultural, haveremos de conviver com divergências na construção das idéias em uma