Sistema Político no Brasil/ 3 poderes/ Partidos Políticos
Atualmente, o Brasil é uma República Federativa Presidencialista, formada pela União, ou seja, união de estados e municípios.
O país é uma República, pois o Chefe de Estado é eleito pelo povo por um tempo determinado, que no caso são quatro anos. É presidencialista, pois o (a) presidente é Chefe de estado e também de governo. E é federativa, pois os estados que formam a União, tem autonomia política.
Divisão do Poder Político no Brasil
A ideia de descentralizar o poder político é muito remota, apresentada de diversas formas, por muitos filósofos e teóricos durante a história. Mas, hoje, a forma como é aceita em muitos países democráticos e parlamentaristas, é a proposta pelo filósofo Charles de Montesquieu, no séc. XVII, em seu livro “Espírito das leis”. Neste ele propõem uma divisão tripartite, ou seja, em três poderes, assim como outros pensadores antecessores. A diferença é que nesta proposta por Montesquieu, é adicionado o poder Judiciário, como é conhecido atualmente.
Os três poderes são: Legislativo, Executivo e Judiciário. Cada um, em teoria, deve atuar independentemente e em harmonia e respeitar as decisões dos outros poderes. Caso haja problemas de autoritarismo por parte de um destes, os outros podem interferir.
Legislativo
Certamente, é o poder mais importante, ao contrário do que muitos pensam. Ele é o que exerce mais influência nos outros dois e na população, já que este cria as leis, que em teoria, devem atender a vontade e os interesses populares. Ou seja, os representantes deste poder, são porta-vozes do povo.
Em países presidencialistas ou monarquias, o Poder Legislativo é composto pelo congresso e câmaras, ou parlamento e assembleias, respectivamente.
No Brasil, tratando-se de um país presidencialista, possui o Congresso Nacional. Este é composto pela Câmara dos Deputados e Senado Federal, ambos localizados em Brasília.
O Senado representa todas as unidades federativas, ou seja, os estados brasileiros,