politica
Formas de Governo e Sistemas Partidários Eleitorais
nomes dos alunos
São Paulo
2013
nome dos alunos
Formas de Governo e Sistemas Partidários Eleitorais
Trabalho apresentado à E.E.Profº Architiclino Santos como um dos requisitos para a disciplina de Sociologia, ministrada pelo professor Carlos.
São Paulo
2013
Sumário
Introdução 04
Evolução do direito eleitoral brasileiro 05
Golpe militar .05
O retorno à democracia 06
Definição dos partidos políticos 06
Classificação 08
Características 09
A formação de partidos políticos 11
Modernos exemplos de reforma política 12
O voto distrital 12
A reforma política no Congresso 13
Conclusão 14
Referencia 15
Introdução
O presente trabalho trata de um tema sempre atual, ligado diretamente a vida dos brasileiros, que é o sistema eleitoral. Esclarece o sistema eleitoral utilizado no Brasil e o compara com outros sistemas utilizados no mundo, além de identificar as recentes mudanças realizadas no sistema brasileiro e as possíveis mudanças que poderão ocorrer no futuro. Ao final, conclui-se que apesar da consolidação da democracia brasileira, uma maior participação do povo na discussão acerca de reforma política, de sistema eleitoral, de legislação eleitoral poderia interferir, radicalmente, em melhorias positivas na vida dos brasileiros.
EVOLUÇÃO DO DIREITO ELEITORAL BRASILEIRO Com a proclamação da República e a conseqüente queda da monarquia, iniciou uma nova era na legislação eleitoral brasileira. A partir deste momento, são considerados eleitores todos os cidadãos brasileiros no gozo de seus direitos civis e políticos que soubessem ler e escrever. Neste ponto é importante notar que foram abolidos todos os privilégios do período eleitoral do Império. Cabe recordar que este foi o momento histórico do início do sufrágio universal no Brasil.