Sistema Organizacional da Escola
Praticas de Organização escolar:
Os métodos de organização de escolar têm características muito diferentes de empresas do ramo industrial, comercial e de prestação de serviço. Implica uma ação coletiva, onde profissionais possuem níveis de escolaridade semelhantes, e seus objetivos dirigem-se para educação e formação de pessoas.
Conceitos Básicos de organização, gestão, direção e cultura organizacional:
ORGANIZAR significa dispor de forma ordenada, dar uma estrutura, planejar uma ação e prover as condições necessárias para realizá-la.
ORGANIZAÇÃO são unidades sociais unidas para alcançar determinados objetivos
GESTÃO dar-se pela forma como são mobilizados e procedimentos para atingir os objetivos da organização envolvendo basicamente os aspectos gerenciais e técnico-administrativos.
Cultura organizacional corresponde ao clima organizacional. O ambiente, clima da escola que esta ligado aos valores, crenças, costumes, modos de agir das pessoas que formam essa sociedade.
No entanto, levar a cultura organizacional de escola é exigência prévia à formulação, ao desenvolvimento e à avaliação do projeto pedagógico-curricular.
Dentre as várias concepções de organização e gestão escolar, estão a Técnico-Científica, Autogestionária, Interpretativa, e Democrático-Participativa.
Técnico-Científica – a direção é centralizada em uma pessoa, as decisões vêm de cima para baixo e basta cumprir um plano previamente elaborado sem participação de professores, especialistas, alunos e funcionários.
Baseia-se na hierarquia de cargos e funções, nas regras e procedimentos administrativos, para racionalização do trabalho e eficiência dos serviços escolares.
Este é o modelo mais comum na realidade educacional brasileira.
Autogestionária – Baseia-se na responsabilidade coletiva, na ausência de direção centralizada e na acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.