Linguística Sistêmico-Funcional
A Linguística Sistêmico-Funcional tem a finalidade de estudar a utilização da língua em contextos sociais, considerando seu aspecto interativo e comunicativo e respeitando as variações originadas desses contextos, por meio da linguagem interagimos com o mundo, com pessoas ao nosso redor e no meio social em que vivemos.
Esse trabalho fala sobre a matéria publicada no Jornal A Folha de São Paulo no dia 25 de julho de 2013, o texto publicado não se trata de uma redação busca transmitir aos leitores que após protestos a Presidente Dilma Rousseff obteve baixa popularidade, atingindo os principais Governadores do País. Tem esse jornal a finalidade de publicar notícias com assuntos variados, política, cultura, cotidiano, economia entre outras, sendo as vezes acompanhados de ilustrações ou fotografias. A fundamentação teórica para o estudo da linguagem é a Linguística Sistêmico-Funcional, o estudo da língua em uso nos padrões de realização léxico gramatical refere-se a organização linguística em grupos maiores do que uma palavra, exemplo: frases, grupos de palavras, orações, existentes em diferentes contextos sociais e culturais. A língua é usada de acordo com a cultura dos falantes (população) e escritores, levando em consideração os seus valores, crenças, o contexto de seus ouvintes e leitores e as características sociais das situações ocorridas e experiências vivenciadas.
Para a publicação desta notícia fez se necessário o parecer do público em geral, sendo assim realizada a entrevista com a população e através dos entrevistados pretendemos garantir a veracidade, imparcialidade, e a objetividade dos fatos noticiados pelo jornal, assegurando ao leitor maior credibilidade pela matéria publicada.
As entrevistas feitas com a população e suas diferentes opiniões expressas, variam de acordo com o meio social em que vivem cada uma delas, o Registro é o reflexo desses diferentes contextos, sendo assim existem três