sistema nervoso
Corpo celular, a parte mais volumosa da célula nervosa, se localiza o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas. É a região metabolicamente ativa da célula
Os dendritos são prolongamentos finos e geralmente ramificados, que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.
O axônio é um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dendritos, cuja função é transmitir para as outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular. É revestido por oligodendrocitos ,os quais formam o estrato mielínicos
Células gliais não conduzem impulsos elétricos como os neurônios ,mas dão a sustentação física dos neurônios os nutri e protege. As células gliais são divididas em quatro, e eles são:
Astrocitos: são as maiores células, com muitos prolongamentos e tem grande participação na recuperação de lesões, além de sua função estrutural.
Oligodendrocitos: são as menores células, e estão enroladas em volta dos axônios e auxiliam na propagação do impulso elétrico.
Micróglias: são macrófagos especializados em fagocitar detritos e restos celulares do tecido nervoso. São pequenos e ramificados
Células de schwann: só podem ser encontradas no sistema nervoso periférico e auxiliam na propagação dos impulsos elétricos e seus prolongamentos enrolam-se sobre neurofibrilas que formam os nervos.
Sistema nervoso central
O sistema nervoso central é responsável por receber e processar informações que serão repassadas para o resto do corpo. Ele é constituído de encéfalo e medula espinal, protegidos por crânio e coluna vertebral, respectivamente.
ENCÉFALO
O encéfalo é constituído de cérebro, cerebelo, e tronco