Sistema Monocromador
Monocromador é um instrumento óptico de construção muito robusta, destinado a selecionar faixas do espectro de emissão de luz, ou seja, seleciona apenas um comprimento de onda (uma cor). O monocromador seleciona apenas uma cor.
É um dispositivo usado para isolar bandas estreitas de energia monocromática
Tem a função de selecionar o comprimento de onda de interesse para a análise.
É constituído de uma fenda de entrada de um elemento de dispersão de radiação e uma fenda de saída.
São de dois tipos:
Rede de difração ou reticular (mais barato)- a luz refletida por uma rede de difração é espalhada em função do comprimento de onda. O principal elemento dispersante é a rede de difração. Essa rede consiste em uma placa transparente ou refletora com muitas ranhuras paralelas e eqüidistantes.
A dispersão resultante desta rede é linear. Os vários comprimentos de onda dispersos são igualmente espaçados, por isso a fenda de saída isolará uma banda de radiação de largura constante. A resolução é muito mais elevada que os prismas.
Prisma (mais caro)- o prisma refrata a luz de forma diferente, em função do espectro, dispersando a luz em função do comprimento de onda.
A radiação policromática vinda da fonte de radiação passa pela fenda de entrada e incide sobre a face de um prisma, sofrendo um desvio. Os vários comprimentos de onda terão diferentes direções após a incidência no prisma. Se for realizado um ajuste rigorosamente controlado da fenda de saída, pode-se selecionar o comprimento de onda desejado.
Fendas de entrada e saída permitem escolher a cor da luz na saída.