O homem a procura de si mesmo - parte II
Nomes: Karolyne Fagundes de Paula
Disciplina: Teoria da Personalidade I
Professor: Daniely do Oliveira Lorenzon
Período: 5º Turma: B
Referências: MAY, Rollo. Tornar-se pessoa – Um empreendimento; A luta para ser. In: O homem à procura de si mesmo. Tradução:Aurea Brito Weissenberg.Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. cap.03-04. p.69-115.
A redescoberta de self
Ao longo da vida ouviram-se coisas como: para tornar-se pessoa é necessário viver em sociedade, para tornar-se homem pensante é necessário estar rodeado pelo meio, é em sociedade que os indivíduos se tornam homens e mulheres. Mas será que é realmente assim? Será que o homem só se torna homem rodeado de pessoas? Sem dúvidas as necessidades básicas do ser humano e os aprendizados básicos como andar e falar são constituídos e aprendidos em sociedade, entretanto, o que faz o individuo tornar-se pessoa consciente de si mesmo? Bem, é exatamente isso que irá ser citado neste texto.
O homem é o único ser no mundo que possuiu habilidades complexas, ele é portador da linguagem, isto é, o ser humano é o único ser capaz de ter sua própria consciência. Ele é capaz de saber quem ele é e qual o objetivo de estar no mundo, porém, o que muitas vezes acontece é essa falta de consciência de si. Como dito nos capítulos anteriores, o homem está tão preocupado com o que a sociedade tem a dizer dele ou o que espera dele que sua própria identidade se perdeu e resgatar essa questão virou tarefa árdua para o individuo.
O ser humano é capaz de fazer esse resgate de autoconsciência, pois, foi dado a ele essa capacidade, ele é criador do seu próprio self. Mas quem disse que seria fácil? Essa criação de self começa desde o nascimento da criança, quando ela nasce é cortado o cordão umbilical e ela já se torna o individuo individual, é óbvio que ela precisa de cuidados, precisa da comida, que a mãe fornece, porém é