Sistema limbico
2012
Disciplina: Fisiologia Humana
Manaus – AM
2012
Introdução
Neste trabalho abordaremos o funcionamento do sistema límbico. O sistema límbico forma um grupo de estruturas do cérebro, incluindo o hipotálamo, hipocampo, a amígdala e algumas outras regiões. Esse conjunto encontra-se conectado ao giro cingulado anterior, que é a principal porta de acesso ao córtex frontal. Este sistema é o ponto de partida das emoções e o responsável pela conexão emocional com o córtex-frontal. Originou-se a partir da emergência dos mamíferos mais antigos. Através do sistema nervoso autônomo, ele comanda certos comportamentos necessários à sobrevivência de todos os mamíferos, interferindo positiva ou negativamente no funcionamento visceral e na regulamentação metabólica de todo o organismo.
Sistema Límbico
1. Introdução ao Sistema Límbico Sistema Límbico é a nomenclatura atribuída às estruturas cerebrais que coordenam o comportamento emocional e os impulsos motivacionais. Por ser um sistema, é composta por várias estruturas localizadas na base do cérebro. Figura 1. Vista medial e inferior de um hemisfério cerebral após remoção de parte do diencéfalo, de modo a expor o fascículo mamilo-talâmico.
O sistema límbico tem formato de anel cortical e é um conjunto de estruturas do cerebro que são responsáveis primordialmente por controlar as emoções e secundariamente participa das funções de aprendizado e memória, podendo também participar do sistema endócrino. Localiza-se na parte medial do cérebro dos mamíferos. Na face medial de cada hemisfério cerebral observa-se um anel cortical contínuo constituído pelo giro do