Jacques dalcroze
Ano lectivo 2011/2012
Trabalho Final“Todos os movimentos do corpo, seus diversos tipos de caminhadas, seus gestos e suas atitudes deveriam ser estudados não apenas numa superfície plana, como o piso do palco, mas também, em diferentes planos, em inclinações de diferentes graus, e em escadarias, de modo a que o corpo se possa familiarizar ele mesmo com o espaço e com as suas manifestações plásticas, adoptando as suas acções às condições espaciais ditadas.”
Jaques-Dalcroze
* Introdução
No ambito da disciplina de Análise de Vocabulário de Técnicas de Dança Contemporânea foi-me solicitada a elaboração de um trabalho final em que aprofundásse um tema ou um conceito trabalhado ao longo das aulas.
Atendendo à matéria leccionada e aos diversos temas abordados na sala de aula, resolvi realizar o meu trabalho sobre Jaques Dalcroze, visto que em aula falámos um pouco dele e do conceito de eurritmia criado por ele, mas que, como não foi um tema aprofundado e que eu desconhecia até à data, resolvi procurar mais sobre quem foi Jaques-Dalcroze e sobre os pensamentos defendidos por este.
Jaques-Dalcroze criou o seu método eurrítmico contrariando o contexto em que os pedagogos impunham aos seus alunos exercícios de técnica instrumental, sem procurar desenvolver a sensibilidade e gosto, servindo apenas os “dotados” com vozes afinadas e bons de ouvido. No método de eurrítmia, a experiência serve de estímulo à criatividade, uma vez que está intimamente ligado à improvisação. “O mais interessante desse método é que ele pode ser adoptado por qualquer um, independentemente da idade, sexo ou condição física. Cada pessoa pode movimentar-se dentro das suas potencialidades e limites”.
* Biografia
Émile Henri Jaques nasceu a 6 de Julho de 1865 em Viena, contudo, sendo os seus pais suíços, retornaram ao país de origem em 1875. Originalmente, chamava-se Emile Jaques, mas devido a problemas de homonímia no mercado editorial,