Sistema genital feminino
Os órgãos genitais femininos são incumbidos da produção dos óvulos, e depois da fecundação desses pelos espermatozóides, oferecem condições para o desenvolvimento ate o nascimento do ser. O organismo feminino é mais complexo que o do homem, pelo fato de possuir mais um órgão e consequentemente mais uma função: o útero que abriga e propicia o desenvolvimento de uma nova vida, resultante da união dos gametas.
Os órgãos genitais femininos podem ser internos (ovários, tubas uterinas, útero e vagina) ou externos (monte do púbis, lábios maiores e menores do pudendo, clitóris, bulbo do vestíbulo e glândulas vestibulares maiores). Os órgãos genitais externos formam o pudendo feminino ou vulva. As glândulas mamárias também são consideradas parte do sistema genital feminino.
Portando, o objetivo deste é analisar quais as funções de cada estrutura genital localizada na mulher. Quais os hormônios que ela estimula a mulher a produzir e quais as funções de cada um destes hormônios, quais as fases e como funciona o ciclo menstrual, o que compõe o ovário, útero, vagina, enfim.
1 SISTEMA GENITAL FEMININO
O sistema reprodutor feminino é constituído por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero, uma vagina, uma vulva. Ele está localizado no interior da cavidade pélvica. A pelve constitui um marco ósseo forte que realiza uma função protetora.
[pic]
A vagina é um canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos. Contém de cada lado de sua abertura, porém internamente, duas glândulas denominadas glândulas de Bartholin, que secretam um muco lubrificante.
A entrada da vagina é protegida por uma membrana circular - o hímen - que fecha parcialmente o orifício vulvo-vaginal e é quase sempre perfurado no centro, podendo ter formas diversas. Geralmente,