Plano de aula - teatro na escola
PROPOSTA
Falar sobre teatro, grego. Sua origem e história, conforme a maiorias dos estudos é a origem do teatro como o conhecemos hoje. Assim sendo é de grande importância falar sobre. Criar pequenas cenas, para ajudar na compreensão de como se fazia teatro e como é feito hoje.
OBJETIVO PRINCIPAL
Conhecimento do Teatro grego e sua importância, por se tratar da origem do teatro, como se originou e sua evolução.
OBJETIVO SECUNDÁRIO
Falar sobre o tipo de atuação que era usada na época, criação das cenas. Confecção de mascaras.
JUSTIFICATIVA
Acredito que é importante conhecer mais sobre o indicio mais forte que temos hoje sobre a origem do teatro, assim novas estéticas que existem hoje faram mais sentido, podendo ser mais fáceis de entender. Isso irá estimular a criação de coisas novas.
METODOLOGIA
Partindo do pensamento do teatro do Oprimo de que todo espectador é considerado ator desde que seja treinado para, este método se encaixa perfeitamente, pensado numa turma que não teve contato com o teatro. Dinâmicas relacionadas ao tema, onde um assistira o outro, ajudando-se mutuamente. Conhecendo o próprio corpo e seus limites.
ESTRÁTEGIA
Separar a sala em dois ou quatro grupos, de meninos e meninas. No teatro grego só os homens encenavam fazendo também o papel de mulheres, assim eles poderão vivenciar como é só homens fazendo papeis de homem e de mulher e ao contrario.
CRONOGRAMA
10 Minutos - Aquecimento: Variação de coelhinho sai da toca. Ao invés do coelho um tubarão e no lugar das tocas, ilhas.
30 Minutos - Explicação Sobre Teatro Grego, falar sobre mascaras e roupas usadas. Mostras fotos e slides.
5 Minutos - Divisão de grupos: Meninos e Meninas – 4 grupos de 8 crianças
5 Minutos – Fechar com uma roda de sensações, onde cada um fala com uma palavra o que achou e o que espera da aula. Finalizando com um tchau