A história do mousse
LIVIA MESQUITA
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Bases da Confeitaria, do curso de Patisserie
RIO DE JANEIRO – 2011
A origem exata do mousse é desconhecida mas quando chefs espanhóis apresentaram aos franceses o chocolate (inicio do século XVII) era só uma questão de tempo para que fizessem a mistura do mousse que surgiu na França no século XVIII com o chocolate fazendo surgir o “mousse au chocolat”. Mousse é a palavra francesa para “espuma” que consiste em uma sobremesa cremosa e aerada, servida gelada.
Sua história começa na França no inicio do século XX, sendo o mousse de chocolate uma das principais sobremesas servidas na França, você pode encontrá-la num simples café e nos melhores restaurantes. Sua receita teria sido inventada pelo artista francês Henri de Toulouse-Lautrec, que originalmente chamava a receita de “Maionese de chocolate”. Em 1977, em Nova York, o chef Michel Fitoussi criou uma mousse de chocolate branco, que por um tempo foi extremamente popular e até então só havia se usado mousse feito com chocolate amargo, agora já se encontra dos dois tipos, apesar de na França a preferência ser do amargo.
Existem muitas histórias quanto a origem da palavra mousse, conta-se que na Roma antiga existia uma mistura de mel com vinho chamada de muslum. Com as modificações do latim a palavra transformou-se em mulsa. Em francês transformou-se em mousse, que tem como significado algo leve e espumoso, mas com a textura estável.
Existem muitas maneiras de se preparar um mousse, a mais comum é usando clara de neves batida ou creme de leite batido. Hoje existem muitas variações podendo a mousse ser salgada como por exemplo: mousse de alho poró, mousse de ricota, mousse de tomate seco, mousse de milho, mousse de palmito, mousse de gorgonzola..., e mais uma infinidade de sabores. As receitas salgadas são