Sistema genital feminino
Neste Trabalho vamos falar no Sistema reprodutor feminino.
O aparelho reprodutor feminino compõe-se de órgãos genitais externos compostos pelos pequenos e grandes lábios vaginais e pelo clítoris, que em conjunto formam a vulva.
Os órgãos reprodutores femininos internos são os ovários, as trompas de Falópio, o útero e a vagina.
Sistema Reprodutor Feminino
O aparelho reprodutor feminino ou sistema reprodutor feminino é o sistema de órgãos da mulher envolvidos na reprodução. É constituído por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero, uma vagina, uma vulva.
Vagina
A vagina é um canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos. Contém de cada lado de sua abertura, porém internamente, duas glândulas denominadas glândulas de Bartholin, que segregam um muco lubrificante. A entrada da vagina é protegida por uma membrana circular - o hímen - que fecha parcialmente o orifício vulvo-vaginal e é quase sempre perfurado no centro, podendo ter formas diversas. Geralmente, essa membrana se rompe nas primeiras relações sexuais. A vagina é o local onde o pénis deposita os espermatozóides na relação sexual. Além de possibilitar a penetração do pénis, possibilita a expulsão da menstruação e, na hora do parto, a saída do bebé.
A vagina é revestida por uma membrana mucosa, cujas células liberam glicogénio. Bactérias presentes na mucosa vaginal (Lactobacilos) fermentam o glicogénio, produzindo ácido láctico que confere ao meio vaginal um pH ácido, que impede a proliferação da maioria dos microrganismos patogénicos. Durante a excitação sexual, a parede da vagina se dilata e se recobre de substâncias lubrificantes produzidas pelas glândulas de Bartholin facilitando a penetração do pénis. Durante a fase proliferaria do ciclo menstrual, o muco é fluido e depois da ovulação ele se torna viscoso, formando um tampão que se converte numa barreira protectora. As características de