SISTEMA GENITAL FEMININO
CONCEITO: O sistema genital feminino é o conjunto de órgãos encerrados da reprodução na mulher. Os órgãos do sistema genital feminino desempenham as funções de fornecer os gametas femininos, de cópula, de fecundação, de receber, alojar e manter o produto conceptual em desenvolvimento e da expulsão no parto.
ORGÃOS GENITAIS FEMININAS:
Gônadas ou órgãos de gametas: são os ovários, que produzem os ovócitos. Vias condutoras dos gametas: são as turbas uterinas.
Órgão que abriga o novo ser vivo: é o útero.
Órgão de cúpula: representado pela vagina.
Estruturas eréteis: são o clitóris e o bulbo do vestíbulo
Glândula anexa: glândulas vestibulares maiores e menores COMPORTAMENTO DO PERITÔNIO NA CAVIDADE PÉLVICA
Os ovários, a tuba e o útero estão situados nessa cavidade entre a bexiga que é anterior a eles e o reto que é posterior a eles. O peritônio recobre a bexiga e reflete do assoalho e paredes laterais da pelve sobre o útero, formando uma prega transversal, o ligamento largo do útero.
OVÁRIOS
O ovário é um órgão par comparável a uma amêndoa. Ele está situado por trás do ligamento largo do útero e logo abaixo da tuba uterina, sendo que seu grande eixo se coloca paralelamente a esta, o ovário está preso ao útero e à cavidade pélvica por meio de ligamentos, cujo conjunto pode ser grosseiramente comparado aos cabos dos bondes aéreos, sendo o bonde, o ovário; o segmento do cabo que liga à parede pelvina é denominado ligamento suspensor do ovário e a porção do cabo que vai ter ao útero é o ligamento do ovário.
TUBAS UTERINAS
Tuba uterina é um tubo par que se implanta de cada lado no respectivo ângulo latero-superior do útero, e se projeta lateralmente, representando os ramos horizontais do tubo. Esse tubo é irregular quanto ao calibre, apresentando aproximadamente 10 cm de comprimento. A tuba