Sistema genital feminino
INTRODUÇÃO
Os órgãos genitais femininos são incumbidos da produção dos óvulos, e depois da fecundação destes pelos espermatozoides, oferecem condições para o desenvolvimento até o nascimento de o novo ser.
Os órgãos genitais femininos consistem de um grupo de órgãos internos e outro de órgãos externos. Os órgãos internos estão no interior da pelve e consistem dos ovários, tubas uterinas ou ovidutos, útero e vagina. Compreendem o monte do púbis, os lábios maiores e menores do pudendo, o clitóris, o bulbo do vestíbulo e as glândulas vestibulares maiores. Estas estruturas formam a vulva ou pudendo feminino. As glândulas mamárias também são consideradas parte do sistema genital feminino.
O sistema reprodutor feminino é responsável pela produção de óvulos e hormônios, pela criação de condições propícias à fecundação e, quando esta ocorrer, pela proteção ao desenvolvimento do embrião. Estão constituídos basicamente pelos ovários, tubas uterinas, útero, vagina.
O aparelho reprodutor feminino compõe-se de órgãos genitais externos, composta pelos pequenos e grandes lábios vaginais e pelo clitóris que em conjunto formam a vulva.
O útero só começa a crescer na puberdade. Os ovários produzem os hormônios femininos e armazenam os óvulos. As tubas uterinas ligam o útero aos ovários e estão posicionadas de tal forma que o óvulo, quando expelido do ovário no momento da ovulação, consegue chegar a elas com facilidade. A anatomia da vagina permite receber o pênis e serve de canal para o parto do bebê. O hímen é uma delicada membrana incompleta que protege a entrada da vagina antes da primeira experiência sexual. Esta é a membrana que se rompe quando a mulher tem a sua primeira relação sexual. Na maioria das meninas, o hímen não é uma cobertura total, mas contém perfurações que permitem a passagem de fluxo menstrual.
SISTEMA GENITAL FEMININO
O sistema reprodutor feminino é responsável pela produção de óvulos e hormônios, pela criação de condições propícias à