Sistema genital feminino
O sistema genital feminino é o conjunto de órgãos responsáveis pela reprodução na mulher. Esse sistema é composto por órgãos gametógenos (produtores de gametas) e órgãos gametóforos (por onde transitam os gametas). A função do aparelho reprodutor feminino é receber os gametas masculinos durante o ato sexual, propiciar as condições favoráveis à fecundação, isto é, a união de um espermatozoide com um óvulo (gameta feminino) formando um zigoto e, ocorrendo de fato uma fecundação, possibilitar, durante vários meses, o desenvolvimento do embrião e do feto até que este novo ser esteja em condições de viver fora do corpo de sua mãe.
Formado pelas seguintes estruturas:
Mamas
Parte externa
- Monte de Vênus - Lábios maiores - Lábios menores - Órgãos eréteis constituídos pelo vestíbulo da vagina e clitóris.
Parte interna -Canal vaginal (vagina) - Útero - 2 tubas uterinas - 2 ovários 2. VAGINA
É o órgão copulador da mulher, além disso, é uma via para a menstruação e também permite a passagem do feto no parto. A vagina comunica-se superiormente com a cavidade uterina através do óstio do útero e inferiormente abre-se no vestíbulo da vagina através do óstio da vagina, o que possibilita sua comunicação com o meio externo.
A vagina apresenta duas paredes, uma anterior e outra posterior, as quais permanecem acoladas na maior parte de sua extensão, representando uma cavidade virtual. A cúpula da vagina é representada por um recesso que circunda a parte mais alta da porção vaginal da cérvix (colo uterino), recebendo a denominação de fórnix (encontro do canal vaginal com o colo do útero) da vagina. Em virtude de o útero estar normalmente em anteroversão, a parte anterior da vagina é curta e a posterior mais longa, do que resulta que a região posterior do fórnix vai mais alto ou mais profunda. Na mulher virgem, o óstio da vagina é obturado parcialmente por um diafragma mucoso, denominado hímen. Estruturalmente a vagina é constituída por uma