sistema esqueletico
1-Quais as funções do esqueleto?
- Sustentação do organismo (apoio para o corpo)
- Proteção de estruturas vitais (coração, pulmões, cérebro).
- Base mecânica para o movimento
- Armazenamento de sais (cálcio, por exemplo).
- Hematopoiética (suprimento contínuo de células sanguíneas novas)
2-Explique que tipo de tecido forma os ossos e como eles são ao mesmo tempo rígidos e flexíveis.
Os ossos possuem alguma elasticidade (flexibilidade) e grande rigidez, este é formado por vários tecidos diferentes: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue. São ao mesmo tempo rígidos e flexíveis, por serem constituídos de cálcio e de uma proteína chamada colágeno.
Um terço da composição do osso do indivíduo adulto é formado por uma matriz orgânica fibrosa com 90% de colágeno e uma substância fundamental amorfa contendo proteínas. Tanto as fibras colágenas quanto as proteínas não-colagenosas têm funções na mineralização e mostram grande tendência de agregação, em particular ao íon cálcio.
Os outros dois terços são inorgânicos: cristais de hidroxiapatita de
10nm de comprimento aproximadamente, que contêm principalmente cálcio, fósforo e íons hidroxila. Os sais inorgânicos também são com- postos por carbonato, citrato de sódio, magnésio e flúor.
A hidroxiapatita de cálcio (hidróxido de fosfato pentacálcico) é um dos componentes de todos os tecidos mineralizados do corpo, tanto do osso como do esmalte e da dentina. Concede ao osso sua dureza e, se fosse removida (como ao desmineralizar o osso colocando-o em um ácido), permaneceria apenas o arcabouço orgânico. Nesse caso, embora o osso conservasse sua forma original, ele se tornaria mole e flexível.
3-Quais são as células ósseas e como cada uma atua?
Osteócito: Derivado de osteoblastos que se transformam em osteócitos enquanto que o osso está sendo formado, quando a célula óssea se torna madura, transforma-se em