Sistema Eleitoral
a) Sistema Majoritário
Nesse tipo de sistema prevalece a vontade da maioria sobre a minoria, ou seja, o candidato mais votado é considerado vencedor e os votos dados aos demais candidatos são desconsiderados. Esse modelo é subdividido em categorias, e as principais são :
Maioria simples:
É considerado vencedor o candidato que obtiver o maior número de votos, mesmo que não seja alcançada a maioria absoluta dos votos válidos. Esse modelo é adotado no Reino Unido para a Câmara dos Comuns e no Brasil para a eleição para Senador, havendo uma alternância entre um ou dois representantes.Nesse sistema é notável um fortalecimento do bipartidarismo o que evita a fragmentação partidária, portanto fortalecendo os principais partidos políticos que tendem a ser mais estáveis e funcionais. Porém, o lado negativo é que com a perda do pluralismo político gera uma perda da participação popular representada pelas minorias.
Maioria em dois turnos:
O candidato que alcançar a maioria absoluta dos votos válidos será o vencedor , caso não ocorra na primeira votação é convocado o segundo turno com os que obtiveram mais votos para assim poder eleger o vencedor que alcançar a maioria absoluta. A França, por exemplo, adota esse tipo de sistema.
Esse modelo