os vicios de roma
-MODELO EPISTEMOLOGICO DE BASE:
O modelo pedagógico assumido pelo professor de Ishaan, no filme, é o CONSTRUTIVISTA, onde a aprendizagem é por excelência, construção; ação e tomada de consciência da coordenação das ações, onde professor e aluno determinam-se mutuamente. A nível de modelo, podemos representá-la assim: S O
NOÇÃO DE SUJEITO:
O professor deixa de ser só um transmissor de conhecimentos para tornar-se um "mediador" entre o sujeito que aprende e o conteúdo a ser aprendido, um "orientador" de aprendizagem que oferece todo apoio para que o aluno possa seguir com suas próprias pernas na caminhada da aprendizagem. O professor preocupa-se em provocar situações pedagógicas ricas em desafios, capazes de provocar "desacomodações" nos esquemas prévios do aluno, em sua organização. Isto fará com que o sujeito, que é o aluno, busque novas formas de organização, novas formas de acomodação e assimilação. Trata-se de um processo ativo de relação do sujeito com o meio, de assimilação e acomodação permanente, de organização e construção. Por isso, este caminho é chamado, também, de "teoria da assimilação ou construtivista".
PAPEL DO PROFESOR E ALUNO:
*Professor: Deve considerar o que o aluno conseguiu construir até o momento, ele é o mediador; O professor educa e é educado.
*Aluno: só constrói conhecimento novo se agir e problematizar sua ação. É sujeito da aprendizagem, O aluno é educado e educa.
Então, professor e aluno educam-se mutuamente.
O professor deixa de ser só um transmissor de conhecimentos para se tornar um "mediador" entre o sujeito que aprende e o conteúdo a ser aprendido, um "orientador" de aprendizagem que oferece todo apoio para que o aluno possa prosseguir com suas próprias pernas na caminhada da aprendizagem. O professor se preocupa ou pelo