a filosofia de cicero
FACULDADE DE DIREITO
disciplina: Filosofia Geral
A FILOSOFIA DE CÍCERO
1. VIDA DE CÍCERO
Marco Túlio Cícero foi um dos mais importantes filósofos de Romanos. Nasceu no sul de Roma, em uma cidade chamada Arpino, região do Lácio, Itália, em 106 a.C.
Veio de uma família rica, e teve sua educação baseada nos grandes filósofos, poetas e historiadores gregos. Seu vasto conhecimento sobre a língua Grega que fez com que chegasse a condição de intelectual entre a elite romana tradicional.
Cícero já intelectual, começou a carreira de advogado em Roma, porém, mudou-se para a Grécia e ampliou seus estudos de retórica, a fim de se aperfeiçoar na oratória, teve como mestres alguns dos melhores oradores e filósofos gregos.
Aos 29 anos, regressa a Roma e dá início à sua vida pública. Nesse momento, já era reconhecido como grande linguista, tradutor e filósofo, além de advogado. Tornou-se o responsável por introduzir a filosofia grega em Roma, criando um vocabulário filosófico em Latim.
Teve passagem importante na política de Roma, tornando-se a uma certa época, porta-voz do senado romano. Cícero era um estadista e patrocinou o retorno do governo republicano tradicional em Roma.
Cícero articulou um plano para colocar no poder o herdeiro de César, contudo seu plano não saiu como desejava e, o novo governo, que não era seu aliado, elaborou uma lista de pessoas que deveriam ser consideradas inimigas do Estado, na qual Cícero foi incluído.
Cícero percebe a situação e foge. Mesmo sendo muito bem visto por grande parte do público, a medida foi inevitável, Cícero foi capturado no dia 7 de dezembro do ano 43 antes de Cristo quando tentava fugir para a Macedônia.
OBRAS DE CÍCERO
DISCURSOS, LIVROS E OBRAS
PRO ROSCIO AMERINO – defesa de Róscio de Améria acusado de parricídio;
ACTIO PRIMA IN VERREM –alegando cerceamento de defesa;
ACTIO SECUNDA IN VERREM –alegando ausência de imparcialidade no