estudante
Vida pública e política de Cicero
Marco Tulio Cicero nasceu no dia 03 de Janeiro no ano de 106 a.C. na cidade chamada Arpino que ficava perto de Roma. Cicero era um rapaz que apresentava grande interesse pelos estudos de filosofia e oratória, seu percebendo a habilidade do filho e também de seu irmão Quinto Tulio Cicero os mandou para Roma para assim obterem uma melhor formação. Sua família pertencia a nobreza local porem não possuía nenhum laço com a classe senatorial romana.
Durante sua formação Cicero se mostrava um estudante muito dedicado e muito talentoso o que fazia chamar a atenção de várias pessoas importantes em Roma. Cicero era apaixonado pela filosofia e teve a oportunidade de estudar a filosofia platônica o que o acrescentou muito, nos pensamentos de Platão o que mais chamava a atenção de Cicero era a seriedade moral e política de Platão.
Para Cicero não ser um romano tradicional era uma vergonha o que lhe incomodava muito e fazia com que se autoestima ficasse afetado, porém, com seu grande desempenho nos estudos Cicero alcançou um alto patamar intelectual o que o colocou na elite romana tradicional.
Cicero iniciou sua carreira como advogado e seu primeiro caso de maior repercussão foi a defesa de Sexta Róscio que estava sendo acusado de parricídio, que é homicídio praticado pelo filho contra o pai, ao aceitar o caso Cicero se colocou em uma situação de muita coragem pois esse crime era considerado na sociedade como abominável, Cicero teve um desempenho notável e seu cliente foi liberado da acusação.
Durante esse período de advocacia Cicero viajou para Grécia a fim de buscar mais conhecimento para sua atuação. La teve como seu principal instrutor de oratória Apolônio Mólon de Rodes que lhe ensinou uma oratória mais extensiva e menos intensa o que contribuiu muito para o estilo de Cicero.
Com a sua volta foi nomeado um questor (administração econômica) em Sicília tal tarefa que Cicero cumpriu com honestidade o que chamou a