Recensão Crítica à obra O além, a ética e a política em torno do "Sonho de Cipião"
RECENSÃO CRÍTICA
DA OBRA
O além, a ética, e a política em torno do “Sonho de Cipião”
Disciplina: Temas da Literatura Greco-Latina
Docente: Paulo Sérgio Margarido Ferreira
Discente: Sara Margarida Ruano Gil
PEREIRA, Virgínia Soares, O além, a ética e a política em torno do Sonho de Cipião, Vila Nova de Famalicão, Edições Húmus,2010 ISBN 9789898139603
Virgínia da Conceição Soares Pereira é professora associada no Instituto de Letras e Ciências Humanas e é diretora do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos na Universidade do Minho.
A autora já elaborou vários trabalhos, tais como um artigo na revista Diacrítica, “Os castelhanos segundo André de Resende: na Epist. ad Bartholomaeum Kebedium” em 1986, O Aegidivs Scallabitanvs de André de Resende : estudo introdutório, edição crítica, tradução e notas em 1995, “Da caducidade dos impérios: O caso de Roma”, in Diacrítica (Filosofia e Cultura) em 2007 e nesse ano ainda publica um artigo intitulado “A arte do estilo na Poética de Escalígero: Para o estudo do Livro IV”, na revista Agora da Universidade de Aveiro.
A obra O além, a ética e a política em torno do Sonho de Cipião, como o próprio nome indica é relativa ao texto de Cícero, “O Sonho de Cipião”, que encerra o livro 6 do diálogo Da República.
Vamos começar , desde logo a fazer um pequeno resumo do “Sonho de Cipião”.
O texto principia com a chegada de Cipião Emiliano à África, em 149 a.C., e seu encontro com o rei Massinissa. A alegria desse encontro faz com que Cipião, ao adormecer, tenha um sonho com seu avô, Públio Cornélio Cipião, o Africano Maior.
No sonho o avô prediz ao neto o seu futuro, abordando principalmente o tema da política. E também lhe diz que há uma recompensa para os bons homens.
O livro de que vamos tratar é a reunião, feita por Virgínia Soares Pereira, do resultado de sete intervenções que ocorreram numa Jornada em 2008 no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do