Sistema EDI
1.0 Conceito e Como funciona
Nestes tempos de economia globalizada e recessiva, com um mercado que exige cada vez mais competitividade e dinamismo, a otimização dos processos ultrapassa as fronteiras da empresa para sobressair nas relações no comércio e na indústria. Neste contexto, a troca rápida de informações é fundamental para ganhar eficiência. Para fortificar as relações de comunicação entre empresas (pilhas de papéis, digitação, relatórios, etc.) foi desenvolvida uma tecnologia baseada em comunicação eletrônica na qual as informações vão e voltam sem qualquer interferência. Esta tecnologia é conhecida como EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) e permite a transferência eletrônica de dados entre diferentes computadores, em campos de informação.
Da sua aplicação, surge uma nova dinâmica no relacionamento entre a empresa e seus parceiros de negócios simplificando toda a rotina de papéis e procedimentos, integrando processos, reduzindo custos e aumentando produtividade. No EDI o comerciante envia eletronicamente o seu pedido para a indústria ou atacadista. Este atende o pedido e envia, antes da entrega física, uma cópia da nota fiscal. Desta maneira são eliminados erros e a entrega é agilizada. Estes sistemas permitem, também, a leitura e o registo através de códigos de barras nas caixas dos supermercados.
2.0 EDI e logística
O EDI é uma ferramenta que, quando utilizada de forma adequada, pode trazer vários benefícios na atuação das operações logísticas. Dentre as áreas mais beneficiadas, destacam-se as áreas de transporte, estoque, serviço ao cliente e no Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. A seguir, haverá uma breve descrição da utilização do EDI nas respectivas áreas.
2.1 EDI na atividade de transporte
Para o setor de transportes ou empresas transportadoras, que geralmente, são os responsáveis pela movimentação de mercadorias, o EDI é utilizado para agilizar as