Sistema do funcionalismo
Para o Sistema do Funcionalismo, responda:
1. Qual a definição da Psicologia?
O Funcionalismo define a psicologia como uma ciência que deve estudar as funções adaptativas do comportamento e dos processos mentais, e não somente sua estrutura e composição. O objetivo da Psicologia é o ajustamento do organismo às demandas do meio que vive.
2. Quais seus principais postulados?
Assim como os outros sistemas psicológicos dos primeiros tempos, os postulados do funcionalismo não foram explicitamente enunciados. Entretanto, destacaram-se alguns pressupostos: 1- O comportamento é intrinsecamente adaptativo e intencional; 2- Todos os estímulos sensoriais afetam o comportamento. 3. Em que aspectos foi criticado?
Os ataques ao movimento funcionalista vieram dos estruturalistas. Uma das críticas foi ao próprio termo que não estava claramente definido. Os funcionalistas foram acusados de, por vezes, usarem o termo função para descrever uma atividade e outras vezes para se referirem à utilidade. Uma outra critica, apresentada especialmente por Titchener, relacionava-se com a definição de Psicologia. Os estruturalistas afirmavam que o funcionalismo nada tinha de Psicologia, pois não se restringia ao objecto de estudo e à metodologia do estruturalismo. De acordo com Titchener, qualquer abordagem que não fosse a análise introspectiva da mente em seus elementos, não era Psicologia, no entanto era exatamente esta a definição de Psicologia que os funcionalistas questionavam e se empenhavam em substituir. Outros críticos censuram o interesse dos psicólogos funcionais por atividades de natureza prática ou aplicada. Os estruturalistas não viam com bons olhos a Psicologia aplicada. Atualmente, a Psicologia aplicada está muito disseminada e isto pode ser considerado uma contribuição do funcionalismo, e não um defeito.
4. Quais são as suas principais contribuições?
As principais