Socialismo
CENTRO INTEGRADO DE PESQUISA E EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA
JENIFER MARCELA DE OLIVEIRA GUSMÃN
SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL II
DOCENTE: TÂNIA OUVÍDIO NICOLAU
GUAJARÁ-MIRIM
2015
JENIFER MARCELA DE OLIVEIRA GUSMÃN
SERVIÇO SOCIAL
O FUNCIONALISMO
Trabalho apresentado à disciplina de Fundamento teórico-metodológico do Serviço Social II, solicitado pela profª. Tânia Ovídio Nicolau, como requisito parcial avaliativo para à conclusão da disciplina.
GUAJARÁ-MIRIM (RO)
2015
INTRODUÇÃO Este artigo traz as concepções teóricas do funcionalismo e a influência deste para Serviço Social, são linhas epistemológicas que impulsionara o Serviço Social e deram a ele representações teóricas nas quais fortaleceria e abriria espaço para outras discussões, Émile Durkheim que diferente de Comte vai centralizar sua observação numa sociedade unida em um “corpo” pois esta é, segundo Durkheim, um organismo vivo onde cada qual tem sua função, daí é a ideia de consciência coletiva para estudar a sociedade como um todo. O desenvolvimento deste trabalho vem ampliar e fixar as ideias destas linhas epistemológicas em consonância com o Serviço Social.
FUNCIONALISMO A teoria Funcionalista abrangeu seu apogeu em 1930 mais já vinham crescendo desde 1914, quando Malinowsk começou seus estudos ao funcionalismo não interessa mais explicar, o presente pelo passado e sim o passado pelo presente, a visão para explicar a maneira de ser de cada cultura, busca as razões não mais as origens. O funcionalismo é o estudo da sociedade sobre o ponto de vista da função, isto é, um sistema organizado de atividades, um exemplo, é a cidade, um sistema organizado de atividades como: transportes; educação e saneamento básico. O método funcionalista considera de um lado como estrutura complexa de grupos e indivíduos, de outra, instituições