Trabalho
CURSO BACHAREL EM AGRONOMIA
KASSIO CHIABA GIUBERTI
TRABALHO 2 –
TERRACEAMENTO E APTIDÃO AGRÍCOLA
COLATINA
2015
SUMÁRIO
1. INTRUDUÇÃO 3
2. OBJETIVO 4
3. DESENVOLVIMENTO 5
3.1. PROPRIEDADES E CARACTERÍSITICAS FISICAS DO SOLO 5
4. CONCLUSÃO 6
REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
1. INTRUDUÇÃO
O processo de desenvolvimento deve estender-se a todos os setores de economia (agricultura, indústria e serviços). Se bem que os compartimentos de um sistema econômico sejam interdependentes e não concorrentes entre si, pode ocorrer que o desenvolvimento não seja harmonioso. Assim é que, em muitos países subdesenvolvidos observa-se um flagrante descompasso intersetorial caracterizando o ritmo de expansão econômica, que tem constituído sério obstáculo ao processo de desenvolvimento.
Frequentemente, o comportamento do setor agrícola é identificado como um obstáculo á aceleração do ritmo de desenvolvimento econômico-social. De fato, a situação da agricultura geralmente não é satisfatória, pois a oferta de produtos agrícolas costuma apresentar uma lenta adaptação ás crescentes necessidades de procura.
Para Almeida (2006) A necessidade do planejamento está associada á ideia de que o desenvolvimento econômico-social não pode mais ser relegado ao funcionamento espontâneo das forças em jogo. O desenvolvimento requer um esforço, deliberado e consciente com vistas ao mais rápido crescimento de produção total. Tal esforço, impõe a necessidade de abordar o problema do desenvolvimento em toda a sua extensão, desde os aspectos teóricos até as etapas de natureza essencialmente executiva.
O planejamento agrícola aplica-se a uma função ou setor de atividades – a agricultura. Portanto, é do tipo setorial, podendo realizar-se em qualquer nível (nacional, regional, estadual ou de empresa agrícola). Como qualquer outro tipo de planejamento setorial (o industrial, p. ex.),