O lúdico na prática pedagogica
Problema: raramente acompanha as crianças na resolução das atividades
Pouca habilidade em atividades lúdicas pedagógicas
Hipótese: falta de interesse profissional
Falta de conhecimentos em atividades lúdicas pedagógicas
Justificativa: foi percebido durante a observação que a professora da turma se planeja em cima de um método tradicional, usa muito o quadro negro e giz e pouco a voz, bem como o lúdico pedagógico.
Por isso surgiu a ideia do tema o lúdico na pratica pedagógica, pois quero saber se as crianças aprendem com mais facilidade com atividades lúdicas pedagógicas ou com método tradicional.
Objetivos:
Geral: conhecer a atividade lúdica pedagógica do professor.
Específico: qual métodos e recursos o professor usa na aula;
Como organiza o tempo e o espaço na atividade lúdica.
Metodologia: observar o método de trabalho do professor, se é atencioso, se realiza atividades grupais e individuais e se instiga o aluno a pesquisa.
Fundamentação teórica
A atividade lúdica é muito importante no processo de socialização. É primordial que o brinquedo, o jogo, o lazer, o prazer marquem sempre um encontro na sala de aula. A brincadeira pode ser entendida como um diálogo simbólico entre a criança e realidade em que esta inserida.
Walter Benjamin (1984) sinaliza:
“A criança quer puxar alguma coisa e torna-se cavalo, quer brincar com areia e torna-se padeiro, quer esconder-se e torna-se ladrão ou guarda.” (p.70)
O lúdico faz parte do processo educativo na medida em que alia o conhecimento, o cotidiano e fruição.
Marcelino (1990) assinala:
“ o brinquedo, o jogo, a brincadeira, são gostosos, dão prazer trazem felicidade.
(...) através do prazer, o brincar possibilita a criança a vivencia de sua faixa etária e ainda contribui de modo significativo para a sua formação como ser realmente humano, participante da cultura da sociedade em que vive. (...) a vivência do lúdico é imprescindível em termos de