Sistema de referência
Quando se diz que um objeto está em movimento, isto significa que sua posição está mudando com o passar do tempo. No entanto, é fácil constatar que o conceito de movimento é relativo, isto é, um objeto pode estar em movimento em relação a um outro, mas pode estar em repouso em relação a um terceiro objeto.
Considera-se uma xícara sobre uma mesa de um vagão-restaurante que se encontra em movimento. Em relação ao vagão, a xícara (e a mesa) está em repouso (e assim ela é vista pelos passageiros). No entanto, em relação à Terra, a xícara está em movimento.
Percebe-se aqui a importância de um sistema tido como a referência para o estudo do movimento dos objetos e, portanto, no estudo da Mecânica. Além de o conceito de movimento ser relativo (isto é, depender do sistema de referência), outras grandezas físicas são também relativas. Esse é o caso da posição de uma partícula. Einstein foi o primeiro a perceber que o intervalo de tempo entre a ocorrência de dois eventos é igualmente uma grandeza relativa, ao contrário do que é suposto na Mecânica Clássica.
A Terra muitas vezes é empregada como um sistema de referência. A posição de um navio no oceano, por exemplo, pode ser determinada atribuindo-se a ele a sua latitude e longitude.
II. OBJETIVOS
Identificar e/ou descrever sistemas de referência, repouso e movimento;
Identificar e/ou descrever as seguintes características do movimento: posição, deslocamento, distância e trajetória;
Comparar repouso e movimento;
Concluir que o repouso e a trajetória dependem do sistema de referência considerado;
Utilizar conhecimentos de sistema de referência para o estudo dos movimentos;
Classificar os movimentos segundo sua trajetória.
III. MATERIAIS UTILIZADOS
Um lápis e uma caneta;
Uma folha de papel milimetrado A4;
Fita adesiva;
Régua.
IV. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
A partir de fundamentos teóricos experimentais, percebeu-se a física como uma ciência essencial e fundamental para o homem. Pode-se